Projetos

Você conhece a ecotoxicologia? Ciência responsável por avalizar os níveis de contaminação dos ecossistemas pelo efeito dos contaminantes nos organismos, na grande maioria, aquáticos.

Conheça o projeto desenvolvido pela Sagres Consultoria em 2015, para avaliação da qualidade ambiental dos estuários da Ilha de São Luís, MA. Neste trabalho desenvolvemos um protocolo de reprodução de embriões de ostras in vitro como ferramenta para a avaliação de efeito teratogênico.

Clique

Testes de ecotoxicidade com embriões da ostra Crassostrea rhizophorae (Guilding, 1828) para aavaliação de amostras de água de ambientes estuarinos.

 WP_20150326_003

 

A busca pelo desenvolvimento sustentável mudou nossa percepção sobre as relações existentes entre os ecossistemas naturais e a humanidade, sabe-se que saúde e ambiente estão intimamente ligados, pois sempre que permitimos que os ecossistemas prosperem imediatamente nos beneficiamos de seus produtos e serviços (os quais nenhuma máquina é capaz de substituir). A idéia de meio ambiente equilibrado não pode se resumir a ações de divulgação ou da mitigação temporária propriamente dita, para isto é necessário fundamentação teórica, pesquisa, trabalho, dedicação e envolvimento comunitário.

Desta forma a Sagres Consultoria Ambiental desenvolve  e implementa projetos sócio-ambientais como parte fundamental da formação e fortalecimento de seu pessoal, assim como de sua experiência.

Dentre os ecossistemas frequentes observados no litoral do Estado do Maranhão estão os manguezais, que são formações típicas de litoral sob ação direta das marés, com solos não consolidados lamosos de regiões estuarinas (parte do rio que sofre influência do mar), apresentam uma vegetação com um único estrato, de porte arbóreo e diversidade muito restrita. O manguezal abriga grande variedade de espécies da fauna brasileira, como: aves, crustáceos, répteis, insetos, peixes, mamíferos, entre outros. O manguezal garante alimento e proteção para a reprodução de inúmeras espécies marinhas e terrestres, devido ao acúmulo de material orgânico, característica importante desse ambiente e alcança seu máximo desenvolvimento em áreas onde o relevo é suave e ocorrem grandes amplitudes de marés. São encontrados no litoral do mundo inteiro entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio.

Em parceria com o Instituto de Ensino Superior Franciscano, Curso Técnico de Controle Ambiental, estamos desenvolvendo o projeto “Manguezais do Parque Estadual dos Lençóis Maranhenses”, que busca avaliar os impactos, qualidade ambiental e fisionomia deste ecossistema. Ao final da pesquisa serão publicados dois artigos em revistas científicas, com apoio da à Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, além do desenvolvimento de dois trabalhos de conclusão de curso dos alunos de controle ambiental – IESF.Estudos manguezais barreirinhas

Processo natural de movimento de dunas (Deflação) e o recobrimento dos manguezais, árvores de 35 metros. Pequenos Lençóis (Vassouras)

Processo natural de movimento de dunas (Deflação) e o recobrimento dos manguezais, árvores de 35 metros. Pequenos Lençóis (Vassouras)

Manguezais barreirinhas 3

Manguezais e Dunas, Maranhão.

Manguezais barreirinhas 3 ecossistemas

 

Pica-Pau (Gênero: Campephilus), espécies de aves presentes nos bosques de manguezais do Rio Preguiças, Barreirinhas, Maranhão, março de 2013

Pica-Pau (Gênero: Campephilus), espécies de aves presentes nos bosques de manguezais do Rio Preguiças, Barreirinhas, Maranhão, março de 2013

 

 

 

Levantamento de espécies e informações fisiográficas dos bosques de manguezais do Rio Preguiças

Levantamento de espécies e informações fisiográficas dos bosques de manguezais do Rio Preguiças

 

 

 

 

One Response so far.

  1. samuel disse:

    Muito legal as fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>