Inovação

Como forma de inovação a Sagres Consultoria Ambiental propõe a utilização de diferentes ferramentas em atuação simultânea. São chamados “Mushups” e consistem no desenvolvimento de resultados através do uso múltiplo de aplicativos. Com auxílio de softwares estatísticos são desenvolvidos gráficos, depois exportados e reproduzidos em modelos de desenho vetorial para melhor apresentação dos resultados. Este é somente um exemplo do inovação que você pode verificar abaixo:

  • CorelDraw X5

É um software de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido no Canadá pela Corel Corporation. Além de ilustrar vetores e layout de páginas possibilita a criação e manipulação de vários produtos como: Publicitários, logotipos, revistas, CDs, cartazes, imagens de aplicação em Web. A logomarca, o site, e todos os material de divulgação foram através de CorelDraw, no entanto o uso da ferramenta não se limita ao design gráfico. Como formas de inovação para uma melhor visualização de resultados convertem-se gráficos em pictogramas, preservando a fidelidade dos resultados e transmitindo de forma compreensível os resultados dos trabalhos.

Estrutura de manguezais bosque ecossistemas

  • Inventário florestal e novas ferramentas

A Ilha do Maranhão é composta por 4 municípios: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, todos estes municípios possuem consideráveis áreas de manguezais em seus limites territoriais, que mesmo considerados Área de Preservação Permanente estão ameaçados pelos diversos tipos de uso e ocupação realizados pelo homem. 

A Sagres Consultoria Ambiental desenvolve estudos em ecossistemas de manguezais e propõem uma soluções para tais problemas: a utilização de ferramentas da topografia como réguas altimétrica adaptadas implementada por dois observadores fornece uma observação direta da altura da árvore estudada.

Ciência manguezias barreirinhas

Desenvolver inventário florestal em ecossistema de manguezais, por exemplo, não é simples, geralmente os custos e os esforços de trabalho são consideravelmente maiores. O levantamento de variáveis como altura dos indivíduos e microtopografia do perfil enfrenta diversos problemas com ferramentas utilizadas por laboratórios e empresas de consultorias ainda não podem resolver. Esses problemas estão relacionados com visualização da copa em florestas densas, e precisão de escalas decorrente do ângulo de visada e terrenos declivosos inevitáveis. Considerando este viés ferramentas como telêmetros ópticos e digitais não possuem uma escala de distanciamento adequada para captar a altura da última folha da copa, alem da dificuldade de localizá-la em copas densas. Hipsômetros em geral precisam do estabelecimento da distância entre o observador e a árvore onde nem sempre é possível manter uma observação mútua da copa e da linha de solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>